Quando tocamos o céu (Touch the sky)

Texto inspirador: 2 Crônicas 14:7-15
Por Rebeca Magalhães



Há grandes verdades em que devemos aprender nessa poderosa batalha e nesse reinado de Asa. Pois essa batalha que relataremos foi à maior batalha militar da história de Israel. O povo de Judá vivia em parte bem pequena comparada as outras tribos de Israel. Judá tornou-se um só com a tribo de Benjamim. E a tribo de Judá tinha uma promessa dada por Deus que a sua descendência iria reinar para sempre, pois Deus tinha um pacto com Davi.

Quando o Rei Asa começou a reinar estava debaixo de uma promessa que teria paz ao redor, com isso, retirou a idolatria e buscou a face de Deus. Edificou os muros, as torres, portas e ferrolhos. Por estar edificando primeiro à vida a Deus e as cidades, Deus estava prosperando tudo quanto faziam. E isso trouxe inveja no povo de Zerá, o etíope, pois chamou a atenção o povo de Judá estar edificando e prosperando começou então a querer saber o que tinha dentro daqueles muros , queria ter o que eles tinham, queriam possuir a terra e tomar posse de tudo que era de direito de Judá.  E o povo de Judá era um povo pequeno, mas em seu exército havia homens valentes com número de 580 mil e o povo etíope era o dobro, um milhão de homens e 300 carros de guerra.

E por que o povo de Zerá foi de encontro ao povo de Judá para guerra?
O Povo de Zerá tinha inveja e a palavra de Deus é bem clara quando diz que “ a inveja apodrece os ossos” , ou seja, a inveja traz à morte . Porque a inveja é como uma doença de catapora é contagiosa e quem está perto e convive com uma pessoa invejosa acaba também assim sendo, pois é como a catapora conviveu, pegou. E todo aquele que tem um coração invejoso atrai pragas , um exemplo disso, podemos citar Faraó e o seu povo que tiveram inveja do povo de Israel que era numeroso faziam de tudo para minar o crescimento e a sua independência , mas o que levaram pra si foram pragas e muitas das vezes, as pessoas invejosas não aprendem com as mazelas que vivem e nem mudam as suas atitudes muito menos o coração , e , o resultado de tudo isso , infelizmente, é a morte. Quem tem inveja acaba sendo como uma erva daninha e contaminam muitos que com eles habitam, pois são dissimuladores e criam suas fantasias psicológicas. Porque todo aquele que tem inveja quer não somente ser a pessoa que está invejada, mas também quer ter a família, os sonhos, os planos, a vida e tudo que a pessoa tem. Entretanto, Deus frustra o desejo dos nossos inimigos. O povo de Zerá tinha inveja porque o povo de Judá prosperava e  estava edificando os muros , logo queriam ter o que possuíam e com isso destruir a herança de Deus . E todos aqueles que têm uma história com Deus, uma promessa liberada por Deus, o inimigo não pode destruir ou tocar ou minar ou aniquilar porque sairá destruído e aniquilado será o inimigo. O povo etíope queria roubar e destruir a cidade que era um sonho de Deus, então, isso ensina-nos que quando estamos buscando o Senhor , edificando tudo que temos e restaurando o altar do Senhor , o inimigo quer vir para nos intimidar e querer destruir os nossos sonhos , família e tudo mais , mas o Senhor dos Exércitos é aquele que não deixa o homem prevalecer e muito menos o inimigo roubar e destruir a sua herança e promessa. Você tem uma herança ! Você tem uma promessa! O inimigo não pode te destruir!

Os homens eram valentes. (vs 8-10) mesmo sendo poucos contra aqueles que viram contra eles. Foram homens valentes estavam dispostos a não largar a espada , a lutar até o fim e a crer que Deus estava agindo por eles. Isso nos ensina que diante das lutas e adversidades, não podemos perder a valentia, a coragem, o empenho, a garra, a oração, a intimidade com Deus porque é Ele que vai nos dar a vitória.
E ao ficar frente a frente, Asa, rei de Judá, clamou aos céus , ao meu ver aquele Rei poderia ter se prostrado de joelhos diante do seu exército e daquele grande exército que vinha contra ele . E gritou a Deus e exclamou a sua oração: “Senhor, além de Ti não há ninguém que possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, Senhor, o nosso Deus, porque em Ti confiamos e no Teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra Ti o homem”. Essa atitude do Rei tocou o céu através daqueles joelhos que tocaram o chão , assim o Senhor revelou com grande glória que Ele é o Deus de Judá , pois feriu o povo de Zerá e os homens valentes de Judá perseguiram e lutaram contra aqueles que também fugiram, sendo assim, aprendemos que Deus dá o comando , Ele faz o seu agir , mas também temos que lutar em nossas guerras e por nossos sonhos .



Porque há guerras que são pequenas em nossas vidas , mas há guerras que são grandiosas que marcam a nossa história de forma ímpar , pois quando a guerra é grandiosa revela que estamos encaminhados para um novo tempo e um novo período que inicia em nossas vidas. Um exemplo seria o próprio Rei Davi , primeiro enfrentou guerras pequenas como o urso , o leão e a sua família, mas quando deparou com uma guerra grandiosa como a de Golias e todo um exército que estava ridicularizando o seu potencial e a sua fé venceu na ousadia do Espírito de Deus e um novo tempo iniciou na vida de Davi. E toda guerra grande e impossível que vivemos inaugura um novo tempo de Deus em nossas vidas. Portanto, prepara-te para o novo de Deus!

Muito grande foi o despojo (vs.13-15)
Toda guerra grandiosa e impossível que passamos ocasionará sempre num grande despojo da parte de Deus, isto é, em um novo tempo de bênçãos jamais vistas e vividas em nossas vidas. E por todos os lados foram abençoados , isto é, Deus ampliou as fronteiras dos seus filhos e conquistaram tudo ao redor. Porque quando Deus dá a vitória ao seu povo , o temor do Senhor desce de maneira sobrenatural e todos são obrigados a abençoar e nada pode nos impedir de vencer.


Aprenda algo quando o inimigo cai , nunca mais se levantará. Creia tudo aquilo que se levantava contra a sua vida caiu por terra porque Deus derrubou o inimigo fê-lo cair e  o destroçou. Deus é fiel. Deus está concedendo a vitória ao seu povo porque o povo de Judá estava sobre uma promessa de paz e o inimigo veio querer roubar a paz e querer destruir a herança de Deus, mas Deus vela por cumprir a sua palavra e pôs-se a guerrear por seu povo e Deus a paz ao seu povo e a vitória. Porque mesmo em tempos de paz, o povo estava buscando a Deus , edificando os muros e tudo quanto precisava de edificação e havia treinamento, preparo e homens valentes. Não podemos descansar em tempos de paz devemos sempre estar buscando a Deus e guerrear pela nossa vida , família , cidade e país. Deus honrou a fé do seu povo quanto mais honrará a nossa fé. Continue firme e forte porque recompensas divinas vêm sobre Ti e sua família. Creia!  

Assista um vídeo :


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O renovo de Deus

Cetro de justiça ( Quando a justiça de Deus toca a Terra)

Deserto - Lugar de preparo e crescimento

Chegou o tempo de viver as promessas de Deus!

Destronando o espírito de Dalila

O que é ser edificado?

Buscai o melhor : sabedoria , discernimento e entendimento

O abraço de Deus

Deus cumprirá o seu propósito

O HAJA DE DEUS NO TEU SOFRIMENTO