A aliança que escolhemos viver
Em Galatas 4:24-31 , a Bíblia fala sobre duas alianças descrevendo duas formas de vivemos.
Quais são elas ?
O primeiro modo que escolhemos viver é pelas obras da nossa própria carne. Cuidamos de nós mesmos; fazemos planos a nosso bel-prazer e nos esforçamos para fazer com que as coisas aconteçam do nosso jeito, no nosso tempo.
Esta é a maneira "normal" como a maioria das pessoas vive. É uma forma de vida que gera todo tipo de infelicidade. Nós nos esforçamos, nos frustamos, fracassamos e , na maioria das vezes, terminamos cansados e esgotados. Ficamos confusos e derrotados, e não temos paz nem alegria.
O segundo modo pelo qual podemos viver é sobrenaturalmente, pelo poder de Deus. Vivemos por fé , confiando que Deus fará o que precisa ser feito em nossas vidas.Este modo é descrito na Bíblia como um novo e vivo caminho ( Hebreus 10:20). Este novo caminho produz paz,alegria,tranqüilidade e sucesso.
Gálatas 3:16 se refere a Jesus Cristo como o "descendente" de Abraão. Algumas versões dizem que Cristo é a "semente" de Abraão, um sinônimo para a palavra descendente. Gosto desse sinônimo, pois significa que se eu tenho a semente posso ter uma colheita.
Jesus é a semente de tudo de bom que Deus deseja que tenhamos. Deus planta a Semente, mas ela precisa ser cultivada, alimentada, regada e cuidada. O solo onde ela está plantada deve ser mantido arado e livre de ervas daninhas.
O nosso coração e a nossa vida são o solo. Tudo que precisa ser mudado ou removido não é feito de uma vez só. Há um grande trabalho a ser feito e somente o Espírito Santo sabe o "quando" e o "como" adequados. À medida que Ele trata conosco sobre certas questões, devemos submeter-lhE nossas vontades, o que significa submeter à carne à liderança do Espírito. Isto não é nada fácil, mas definitivamente vale à pena. É difícil passar por mudanças, mas permanecer em cativeiro é ainda mais difícil.
Galatas 3:28 ensina que " todos são um em Cristo Jesus ". Porém , desde o principio dos tempos , Satanás tem fortalecido a prática venenosa do preconceito entre raças ou grupos de pessoas. A maioria das guerras nasceu da discriminação e do ódio. O Holocausto teve sua origem nesse mesmo veneno, assim como a escravidão. Até mesmo muitas religiões odiaram-se entre si e permitiram que o espírito de orgulho enchesse seus corações.
O ódio existe desde o príncipio da humanidade. O filho de Adão , Caim, odiou tanto seu rimão Abel que o matou( Gn 4: 2-8), e parece que desde então o ódio nunca mais deixou de existir. Odiar as pessoas é um trabalho árduo, que mata tudo de bom que existe na vida.
Você e eu podemos não concordar com tudo que alguém crê ou faz , mas não temos o direito de o diar essa pessoa por causa disso, e certamente não devemos maltratá-la.
Deus odeia o pecado, mas Ele ama cada pecador. Ele odeia a teimosia e a rebelião, mas ainda assim ama a pessoa que é teimosa e rebelde. Ele não nos disse que temos de aprovar as crenças, mas disse que deveríamos amar cada um deles.
Faça a sua parte
Antes que possamos usufruir qualquer vitória real sobre o pecado e experimentemos uma mudança em nosso comportamento, precisamos aprender que somente Deus pode nos transformar( Galatas 3: 2-5). não podemos aperfeiçoar a nós mesmos e , quando tentamos fazer isso , não conseguimos nada além de muita frustação. Deus nos chamou para a perfeição e nos deu corações perfeitos. Mas o exercício dessa perfeição é um processo que requer fé, paciência e tempço. Quando enfrentamos a verdade , admitirmos as nossas faltas e colocarmos a nossa fé em Deus para nos transformar, veremos resultados, mas devemos confiar no tempo dEle. As coisas nem sempre acontecem quando achamos que elas deveriam acontecer.
Comentários
Postar um comentário