Êxodo


No decorrer de muitos dias, morreu o rei do Egito; e os filhos de Israel gemiam debaixo da servidão; pelo que clamaram, e subiu a Deus o seu clamor por causa dessa servidão. Então Deus, ouvindo-lhes os gemidos, lembrou-se do seu pacto com Abraão, com Isaque e com Jacó. E atentou Deus para os filhos de Israel; e Deus os conheceu.

Êxodo 2: 23-25

Que palavra poderosa! Essa palavra é para você que se sente cansado, esquecido, afligido e maltratado , que pensa que Deus não se importa com a sua dor ou necessidade ou até que Ele não existe porque a maldade prevalece tanto , mas quero lhe salientar que sempre a casa cai, o mal é desmascarado, denunciado e destruído, que há fim do perverso, que Deus não é injusto e que sempre recompensa a cada um , segundo as suas ações e palavras. Quem pensou que o poder , a feitiçaria, a influência, a mentira tinham domínio passarão vergonha e Deus se vingará pela tribulação que os inimigos fizeram passar. Primeiro porque Deus entra em cheque e revela a miséria e a capacidade do homem de ser mal , pois Deus não fez o mal e sim o homem que escolhe ser mal e assassino. O Faraó exterminador de bebês herdou isso de Caim , a geração perversa, mas que veio de Cam que trouxe a maldade para a terra, após o dilúvio e toda a sua descendência foi reservada a demônios e a fazer maldades na terra. Segundo que a descendência desse Faraó pagou com a vida porque ele destruiu famílias, logo a sua família e descendência foi destruída, pois morreu seu filho e neto. Terceiro toda crueldade vai resultar na vingança de Deus e numa busca incessante por Deus. E revela que a perseguição faz com que o povo de Deus cresça e expanda , mas que ore muito para que a aflição seja respondida por Deus. Quarto exige muita fé, pois quando está oprimido pelas trevas e em regime de escravidão você tem que ter fé em crer que a vida vai mudar e que Deus vai responder a sua oração , principalmente, num momento que Ele está calado e “parece” que está não fazendo nada. Então , você se esforça para crer e lutar pelas promessas e o fim da escravidão, além de Deus intervir porque o mal não tem poder sobre Deus , mas Deus que tem poder sobre o mal. Então, o perverso morre, Deus levanta o libertador porque se lembrou do seu povo e chegou o momento de mostrar que é o verdadeiro Deus.
O clamor subiu porque a servidão estava aflitiva e era algo que não dava mais para suportar , assim também somos nós há situações que passamos que por início aceitamos, lutamos nela, mas não nos acomodamos porque servirmos a um Deus que sempre dar o melhor que permite a provação , mas também aprova e retira da situação difícil. A rotina de escravidão assusta e deixa marcas progressivas , pois traz angústia , visto que, não basta estar numa situação difícil e de vergonha , ainda por cima, é hostilizado, maltratado, xingado, julgado , humilhado a todo instante, de modo que , não tenha liberdade para nada , pois o fato de estar a porta de casa seria hostilização e sempre lembrado que é escravo , principalmente, que a casa onde mora ainda não é o que queria , mas o que disponibilizaram e que rouba a sua honra e integridade, pois não é a casa que você merece, mas o que acham que você merece e gostam de te ver assim com cara de derrotado e abatido, além de que riem da sua situação porque você não está morto , porém é como se fosse , pois você só presta para servir , mas não para ser gente e nem merece ser tratado como tal. E isso vai ocorrendo por dias que depois viram anos e que viram décadas até que vira séculos de tormento. Quem quer passar por isso ? Ninguém ! E fato é que todos sabem da sua guerra , mas ninguém oferece ajuda e compreende, mas se reclamar ainda apanha seja violência física ou psicológica. Tem que sofrer sem reclamar , sem fazer cara feia ou esboçar reação, tem que aceitar as condições adversas e ter a mentalidade de escravo, de capacho e ter ódio de si mesmo por ter nascido hebreu, por servir a Deus sofrer e por ser escolhido padecer de tamanha angústia e servidão. Contudo , o servo de Deus está buscando ao Senhor e clamando incessantemente pela mudança, pelo fim de toda servidão e , sobretudo, por libertação. Era um clamor impossível , pois quem iria se compadecer de um povo escravo ? Quem daria atenção ? Quem se mobilizaria para querer ajudar ? Quem se arriscaria para ir defronte a Faraó? Quem ? Somente Deus pode fazer essas coisas , mobilizar a pessoa certa, enviar libertação , pois Ele não divide a Sua glória com ninguém. Ele usa as pessoas , mas quem manifesta o Seu poder e faz o sobrenatural acontecer é o Senhor. O povo maltratou , mas o lugar que Deus mostrou o Seu poder, a Sua glória , que é o Grande Eu Sou, que Seu poder não pode ser medido, que não pode invalidar o que Ele falou e o que determinou, que é o Deus que trabalha pelas pessoas que confiam nele , que é o Deus do impossível e que é maior do que homem ou divindade.
Nestes versículos bíblicos tratados aqui revelam alguns segredos de quem Deus é e do Seu poder , pois somente Ele revela o futuro, visto que, antes de ocorrer toda esta situação de escravidão Deus já revelara não em sonho, mas verbalmente a Abraão que tudo isso iria acontecer e o período que iria se instalar , mas que o povo que teria feito o povo ser escravo sofreria e o povo de Deus sairia de lá com muitos bens, e que também tomariam posse da terra prometida : Canaã , como também todas as demais terras de Cam.( Gênesis 15:13-21). Isso tudo começou com Noé quando profetizou a cerca de que Cam iria servir a Sem e que Canaã seria dada ao povo  de Sem( Gênesis 9:25-26). Tempos depois, Deus fez uma aliança com Abraão e prometeu a ele o território não só de Canaã como os outros territórios pertencentes aos descendentes de Cam. E revela também algo que Deus é Deus de aliança e de promessas , pois Ele jurou a terra a Abraão e fez aliança com Ele , também fez aliança com Isaque e fez aliança e jurou a terra a Jacó, logo sempre que promete e se aliança com alguém é fiel para cumprir a sua promessa , mesmo quando tudo pareça contrário Deus quando quer trazer êxodo , assim o faz manifestando o seu terrível poder.
Talvez na sua vida hoje você esteja à espera de um êxodo , mas que pareça complicado e impossível aos seus olhos , pois ninguém quer estar contigo ou te desprezam ou te mataram porque esqueceram de você definitivamente e você se sente escravo de tudo , e o que você se depara com gente que acha legal o que você está passando e ainda se alegra com tudo isso que você tem enfrentado, mas o Senhor tem visto as suas orações angustiosas, o seu clamor incessante pedindo a Deus socorro e o fim da escravidão , da saída do Egito , mesmo parecendo impossível , você não quer ficar com a mentalidade de escravo ou com medo, mas certo de que Deus vai surpreender e grandes coisas Ele fará. Você não sabe quem vai ser o Moisés em sua vida , mas você sabe quem é Deus na sua vida e agirá com poder e sinais e prodígios e maravilhas ao Teu favor que saberão que não foi pela influência do homem , mas foi pelo poder de Deus que você viveu o êxodo. Parece aos olhos carnais que você perdeu ou que está encurralado , pois as suas vestes são de escravo , o seu linguajar é de escravo, a sua casa é de escravo e a sua condição é de escravo , mas tem um Deus que revela que você não é escravo , mas príncipe (princesa) que tem muito valor e maldita hora que mexeram contigo , pois teu Deus vai se vingar por você e vai mostrar que Deus também defende e é maior do que todos os outros deuses. O mar se abriu , o povo passou, mas os afrontadores de Deus e do Seu povo morreram afogados , além de toda uma nação foi ferida e a notícia desse Deus do Impossível foi tão notória que todos os povos tiveram medo desse Deus. Desta situação o que sairá dela é que terão terror de Deus ao saberem o que Deus foi capaz de fazer por você. Ele é Deus! O Deus Todo-Poderoso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O renovo de Deus

Cetro de justiça ( Quando a justiça de Deus toca a Terra)

Deserto - Lugar de preparo e crescimento

Chegou o tempo de viver as promessas de Deus!

Destronando o espírito de Dalila

O que é ser edificado?

Buscai o melhor : sabedoria , discernimento e entendimento

O abraço de Deus

Deus cumprirá o seu propósito

O HAJA DE DEUS NO TEU SOFRIMENTO