Motivação errada na obra de Deus : Ananias e Safira

Olá, pessoal!

Depois de tanto tempo, voltei a escrever e esse ano promete muitas publicações pra vocês.

Texto: Atos 5: 1-11

Você já se fez essas perguntas na vida? Eu preciso ser aceito, então o que posso fazer para impressionar a todos? Eu quero fazer parte daquele grupo, mas como posso me destacar mais? Eu quero ser visto, então eu tenho que fazer igual a quem do grupo que está se destacando para poder ser incluído, mas como? Como faço para ser destaque e impressionar as pessoas?

Certamente, Ananias e Safira fizeram essas perguntas no coração, pois viram as pessoas de um certo grupo se enchendo do Espírito Santo, viu que a forma de culto deles era a oração e louvor a Deus, mas eles não queriam fazer isso, até porque não iam ser celebrados, pois todos oravam e louvavam a Deus, então o que fariam para se destacar?

Começaram a observar as demais pessoas e a forma de culto delas, por exemplo, constataram que além da oração, muitas pessoas vendiam os seus bens e colocavam aos pés dos apóstolos que ajudavam os irmãos que necessitavam, logo cogitaram no coração a ideia de vender suas propriedades, mas não dariam todo o valor, somente uma parte. Lembre-se Deus não quer o seu dinheiro! A questão aqui não foi porque ficaram com a quantia para si, até porque a propriedade era deles e o foco não é esse.

Quando a gente lê Atos 4:36,37 observamos que José recebeu um novo nome de Barnabé, pois amava encorajar as pessoas ao redor e este fez uma ação de vender um campo e colocou aos pés dos apóstolos, certamente, essa notícia se espalhou. Ele era amado por todos. Quem sabe Ananias e Safira estavam lá e viram tudo isso? Pode-se dizer que a inveja e o ciúme entraram no coração desse casal. Eles não queriam ajudar, não queriam encorajar, não queriam servir, não queriam ser amigos de Deus, não queriam cumprir o propósito e, muito menos, queriam o derramar do Espírito Santo.

Sabe o que eles queriam? Eles queriam ser vistos, ser amados, ser celebrados, fazer parte de um acontecimento, mas não queriam servir, ou seja, queriam a aparência e o reconhecimento, os aplausos, o destaque, a honra para si, a oportunidade de crescer na igreja, mas o coração era corrompido, pois não amavam a Deus de coração, não buscavam ao Senhor, não respeitavam à obra de Deus.

Em outras palavras, quiseram fazer uma ação com o propósito errado, isto é, com a motivação errada. Quando a gente quer servir para receber aplausos e honra para si, desagradamos a Deus, pois a glória é para Ele e não para nós. E isso é um pecado de idolatria! Pois você está tomando a adoração que é pra Deus; para si mesmo.

O temor de Deus caiu na igreja, de modo que combinaram mentir a Pedro, não se espante, pois existem pessoas que se unem com o propósito errado, isto é, com propósito para fazer o mal cheio de inveja, ciúme, competição e essas pessoas têm um imã para atrair mais gente assim, visto que, o mundo jaz no maligno e, infelizmente, o resultado de toda essa união maligna é a morte. A consequência da ação desse casal foi a morte, pois não respeitavam a Deus e não tiveram nenhum temor, isto é, respeito pela obra de Deus, principalmente, com o serviço ao Senhor, negligenciaram a obra redentora do Espírito Santo, pois Ele não pode ser enganado. E, por isso, o fim de ambos foi a morte.

Portanto, tudo isso que venho discorrendo aqui embasa com a fala de Pedro com o casal (Atos 5:3-5;7-11). Na vida a gente tem uma escolha a fazer e eles escolheram praticar o mal e mentir a Deus, escolheram a honra para si e não dar a honra pra Deus, escolheram a fama do que honrar a Deus. E escute Deus não quer nada obrigado e nem obriga a ninguém a fazer nada, visto que, Ele não pediu nada a esse casal, mas por vontade própria e com motivo errado escolheram adentrar a igreja e contaminar com o pecado da inveja, da idolatria e do ciúme, por isso o salário deles foram a morte.

Sendo assim, se hoje você se encontra com a motivação errada, querendo ser visto, ser lembrado, ser destacado para ter alguma função na casa de Deus, ser o centro das atenções, querendo honra pra si , para ser famoso , para ganhar dinheiro ou algum título , ou simplesmente, uma ressalva com seu nome no microfone ou um simples tapinha nas costas, escute, arrependa-se de tais práticas , e corra pra Jesus, peça pra Ele limpar o seu coração, dominar as suas emoções, confesse seu pecado e comece a pedir que o Espirito Santo governe seu ser e conduza as suas ações e o seu falar, para que assim você esteja à serviço de total inteireza de coração para agradar a Deus e o nome Dele ser reconhecido e não o seu.

Ore a seguinte oração:

“Deus, eu confesso os meus pecados, vem limpar o meu coração de tudo aquilo que me distanciou do verdadeiro propósito da minha vida que é honrar ao Senhor com a minha vida. Liberta-me das algemas desse mundo. Muda a minha vida! Muda os meus pensamentos! Toca nas minhas motivações! Enche-me do Teu Espírito Santo! Faz-me livre para te servir! Toma-me e faça a Tua vontade em mim! Que Tu apareças e eu diminua! Em Teu nome Jesus, amém!”

Espero que o Eterno tenha falado ao seu coração!

Com amor, 

Rebeca Magalhães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O renovo de Deus

Deserto - Lugar de preparo e crescimento

Cetro de justiça ( Quando a justiça de Deus toca a Terra)

Chegou o tempo de viver as promessas de Deus!

Destronando o espírito de Dalila

O que é ser edificado?

Buscai o melhor : sabedoria , discernimento e entendimento

O abraço de Deus

Deus cumprirá o seu propósito

O HAJA DE DEUS NO TEU SOFRIMENTO