Supere os seus medos

Vença os seus medos
A Bíblia é recheada de versículos que venham nos ajudar a vencer o medo. O medo é um sentimento que se não tratado se torna uma fobia, pois o medo é como uma corrente que leva ao cativeiro. Uma das definições de medo é uma perturbação angustiosa, e muitas das vezes, o medo quer vir causar confusão mental para que venhamos perder a paz e o controle emocional ocasionando uma cadeia levando ao cativeiro. O medo aprisiona e faz com que fique refém dos sentimentos escravos que o medo traz como a insegurança, a angústia, a insônia, a insatisfação, a agonia, a tristeza, a perturbação mental e ameaças na mente, logo tudo isso vem quando se passa momentos muito difíceis seja um luto, seja uma circunstância financeira, emocional e espiritual em que sufoca e que traz cárcere espiritual, pois vive em torno do problema e da aflição passada, então não vive mais como antes, só sobrevive, e assim faz acumulando dor, medo de sair do cárcere vivido e a tendência são se fechar. Ficando sozinho, deprimido e o próprio organismo cria fobias, pois começa a se mutilar, a desprezar-se, a entregar-se para a dor, e tem medo de ser feliz ou viver bem, pois em sua mente não merece ter paz, viver bem e ser feliz, porque é como costume viver assim, mas tenta esconder por um tempo, entretanto, há momentos que tudo vem à tona. 

E para viver livre do medo e sem confusão mental e espiritual, além de, vencer o medo de qualquer situação enfrentada, o primeiro ponto, é reconhecer que tem medo, depois é esclarecer o foco do medo, e, em seguida, é querer vencê-lo e saber que precisa de si mesmo com total entrega para triunfar, mas para isso tem que entender que nada se vence sozinho, pois precisamos da ajuda de Deus, de Cristo Jesus, o nosso Salvador, para com muita dedicação e busca a Ele viveremos a paz de Deus em nosso entendimento, porque a palavra de Deus relata sobre Davi, um jovem que desde muito cedo teve que aprender a enfrentar a insegurança, o medo de ser aceito, o medo de seus medos, isto é, daquilo que é maior do que si mesmo, e quando entendeu que a chave para vencer os medos, as inseguranças da vida é através da busca do Senhor, o temor se vai e o amor de Deus inunda o ser e a fé instalada para que pudesse ver e ter certeza que Deus agiria ao favor, como, por exemplo, em Salmo 34:4 “Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”, parece algo bobo dizer isso para um descrente ou alguém que está tão afundado no medo que pensa que nada mais pode mudar a sua vida, porém Deus pode vencer os seus medos e te ajudar a vencê-los, pois Deus é maior do que os seus problemas, medos, dores, angústias e males que você possa ter adquirido na vida. A vida não é fácil, mas Deus quer te ajudar a vencê-la, sobretudo, os seus medos, pois Deus quer você não seja refém dos medos e nem vítima dele, mas alguém cheio do Espírito Santo de Deus para vencer, pois o “VERDADEIRO AMOR LANÇA FORA TODO MEDO”( 1 João 4:18), o que o apóstolo João quer dizer-nos é que Deus é o verdadeiro amor e quando tomamos posse deste amor podemos não ter uma chance, mas a plena certeza de vencer o medo. Deus não quer aliviar o seu medo ou fazer algo passageiro em sua vida, mas quando Ele fala em te ajudar é vencer de uma vez por todas: o medo e a apatia da vida, para que você possa viver plenamente e de modo abundante. 

Mas eu, quando tiver com medo , confiarei em Ti, diz em Salmo 56:3, você pode dizer é normal sentir medo, pois eu digo não é normal, pois o medo alimenta o adversário e traz uma perturbação angustiosa, ocasionando emoções e sentimentos que não vão te ajudar, mas te machucar e aprisionar, e Deus não veio te salvar para que você ficasse preso, mas livre em seu viver. E viver sendo livre é ser livre dos seus medos, porque vivemos numa sociedade que tudo resulta no pior tipo de agravamento de medo, a fobia, ansiedade que traz a incredulidade e resulta muitas vezes, na falência da vida.  Medo de começar alguma coisa, medo de vencer, medo de ir e vir, medo de ser, medo de viver, medo por ter medo, medo de passar, medo de alguma coisa, de viver algo novamente, e por aí vai, entretanto, Deus não quer apagar a sua memória ou os seus sentimentos, mas trazer confiança e libertação, para que, você não fique mais escravo dos seus sentimentos e nem da sua memória, mas livre e liberto de tudo aquilo que te angustiou , feriou ou machucou, primeiro confie Nele para que você venha conseguir ter confiança para não ter mais medo. Confiança em Deus é entregar os medos a Deus, é ter um relacionamento de amizade com Ele através de uma vida oração rendendo o seu coração, vontades, emoções, defeitos, medos, falhas e tudo que és diante de Deus, sendo assim, você viverá em um caminho trilhado sem um asfalto com buracos ou curvilíneo, mas reto, plano e limpo, sem qualquer pedrinha ou ameaças que impeça o seu crescimento, vitória e plenitude. Principalmente, o que você terá é o amor de Deus que te acompanhará para que você possa passar diante da porta do medo e nada te abale, pois você tem a certeza que Deus está te fortalecendo e te guiando em tudo, segurando firme em suas mãos para que você seja pleno e confiante na vida. Como relatado em Isaías 41:10

Mas o medo pode ocasionar problemas maiores como o acelerar do coração, pavor, temor e tremor toma conta, além do medo, como relatado em Salmo 55:4-5, pois o sentimento de medo não é normal, pois quando achamos normal sentir medo estamos dando livre acesso ao medo para nos prender, assim que nos depararmos em uma situação alarmante para nós, porque cada um de nós reage de uma maneira diferente a tudo que enfrentamos, justamente, por que somos seres diferentes e com particularidades únicas, logo quando o medo toma conta de alguém, a primeira coisa que atinge é a mente, as emoções, exemplificado nas reações aferidas como: pavor, terror, temor, tremor tudo isso em torno do medo, mas como ser imune e se defender do medo, pode parecer algo difícil e complicado, pois envolve a psique humana, todavia Deus nos formou e compreende todas as situações que enfrentamos, além de, conhecer a nossa estrutura (Salmo 139, Hebreus 12:14-16). 

Portanto, quando alguém se vê numa situação em que o medo vem querendo tomar conta do nosso ser e fazer com que venhamos desistir ou largar tudo ou até mesmo desistir da vida , a reação que devemos tomar é a mesma que Jesus tomou, por isso, foi ao Monte das Oliveiras, pois estava a passar à situação mais desafiadora da sua vida, o julgamento das pessoas, as feridas e tudo quanto ele deveria passar, e tudo aquilo que vem para que possamos alcançar redenção e mudança traz medo e afronta do inferno, pois Cristo foi ali, não para se lamentar com seus amigos e nem mesmo deixar o medo enredá-lo, e uma das primeiras causas que o medo traz é a sensação de que Deus não está perto de ti, contudo devemos nos recolher e ficarmos na segurança de Deus, assim como, Jesus, pois estando no jardim do Getsemâni se recolheu para uma parte do monte e orou ao Senhor dizendo: “Que não seja como eu quero, mas como Tu queiras, Senhor” ou em outra versão diz:” Pai, se possível afasta de mim, este cálice, mas que seja feita a tua vontade!”, ao Jesus fazer essa oração estava demonstrando a nós um fato importante, que em nossas inseguranças, incapacidades, medos, tremores, situações que pensamos que não vamos conseguir sair delas, Deus tem a graça Dele para ajudar-nos a vencer todo medo, toda insegurança e treva que se levanta contra a sua vida. 

Quando Jesus voltou de várias vezes que estava orando a Deus para falar com seus discípulos; Ele os alertou, dizendo que deviam fortalecer o espírito, pois a carne é fraca, por isso deviam orar e não dormir. Muitas das vezes, pra fugir dos nossos medos decidimos dormir para esquecer o que estamos passando e ignorar o que estamos sentido, porém em situações de medo, pavor e insegurança, devemos orar ao Pai e assim estaremos fortalecendo o nosso espírito e o amor de Deus vai preenchendo as lacunas, os vazios, as brechas que estão bem grandes devido ao nosso muro estar totalmente derrubado devido a sentir tanto medo e dando um poder sobre ele que não deveria existir em nosso ser, por isso, orando a Deus estamos fortalecendo o amor dele em nosso ser, e o medo vai indo embora, aquela tristeza vai se transformando em alegria, aquela confusão na mente tem a paz de Deus que excede todo entendimento retirando toda sensação de agonia, sufocamento e sensação de morte, aquele tremor e pavor saem de cena e Deus acalma o seu ser, aquilo que não havia solução; Deus vem e traz solução, escape e livramento, pois a sua graça vem nos ajudar e a sua misericórdia nos alcança. E vivemos o descanso que Deus prometeu a nós. Principalmente, nós sentimo-nos totalmente cuidados, amados e protegidos por Deus e que realmente Ele se importa conosco, pois os nossos problemas, adversidades, circunstâncias, a nossa alma e vida estão diante de Deus, sendo assim, devemos pedir a ajuda dele, porque quando fazemos isso, as nossas batalhas serão a do Senhor e venceremos. 


Que o amor de Deus inunde a sua vida e traga a segurança que você precisa em todas as áreas do seu ser e vida. Por isso, ore, nesta hora, comigo e repita essa oração em voz audível:
“Pai, eu entrego meus medos, minha inseguranças, meus temores, tremores, tudo aquilo que tem aprisionado a minha vida (fale quais áreas que você tem sofrido de medo). Peço-te, ó Deus, que me liberte e transforme o medo em amor, a confusão em paz, a apatia e o cansaço em bom ânimo, a perturbação mental em paz interior que vem de Ti , ó Cristo, que toda afronta , medo e treva não avancem em minha vida, mas que tu me ajudes vencer todo mal e eu prevaleça com a sua ajuda tudo aquilo que advém contra mim. Em nome de Jesus, amém!”

Paz, 
Rebeca Magalhães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O renovo de Deus

Cetro de justiça ( Quando a justiça de Deus toca a Terra)

Deserto - Lugar de preparo e crescimento

Chegou o tempo de viver as promessas de Deus!

Destronando o espírito de Dalila

O que é ser edificado?

O abraço de Deus

Buscai o melhor : sabedoria , discernimento e entendimento

Deus cumprirá o seu propósito

O HAJA DE DEUS NO TEU SOFRIMENTO